Diamantina: riquezas e tradições da cidade musical de Minas

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Diamantina é um dos destinos mais incríveis de Minas Gerais recheado de belezas culturais, históricas e naturais. Não é a toa que a cidade ostenta o título de Patrimônio da Humanidade e é considerada um dos destinos mais importantes da Estrada Real, que é a maior rota turística do país e que representa os caminhos por onde o ouro e diamantes de Minas Gerais eram escoados para ao Coroa Portuguesa pelos portos do Rio de Janeiro e Paraty.

Diamantina com seu casario histórico, com seus personagens e ricas histórias – Foto: Pedro Vilela – MTUR

Tendo seu auge com a produção de diamantes no período colonial brasileiro a cidade hoje mantém preservada sua história, com um centro histórico bem conservado e atrativos que contam uma parte importante da história do Brasil colônia.  Antigo Arraial do Tejuco, Diamantina teve na exploração do Ouro e do Diamante a principal atividade econômica que garantiu a expansão da população e fez da cidade uma das mais visadas no estado. Não é a toa que um dos principais atrativos é o Museu do Diamante que mantém um acervo que demonstra como o garimpo foi importante para o desenvolvimento da cidade. O museu funciona na casa que abrigou o Inconfidente Padre Rolim.

Museu do Diamante – Casa do Inconfidente Padre Rolim – Foto: Ricardo Campos

A arquitetura do casario e das igrejas centenárias é outra característica marcante na passagem pela cidade. Igrejas como a de Nossa Senhora do Rosário e da Matriz de Santo Antônio, além da curiosa Casa da Glória com seu passadiço, são obras dignas de apreciação e cheias de histórias que prendem a atenção dos turistas.

A cidade é conhecida também por ser a terra de Juscelino Kubitschek, o homem que fez o Brasil crescer 50 anos em 5. Foi JK também que ajudou a disseminar, por onde passou, outra tradição da cidade: a musicalidade. Diamantina é conhecida como a cidade musical de Minas Gerais, por manter viva a tradição das serestas. Segundo os moradores, em cada família da cidade pelo menos um membro é músico o que demonstra o gosto pela música, revelando grupos como a tradicional Bartucada e a realização da Vesperata, um dos atrativos musicais mais conhecidos do Brasil.

Vesperata: evento atrai os amantes da boa música e o clima das serestas se espalham por eventos na cidade – Foto: Divulgação Prefeitura de Diamantina

Outra personagem marcante de Diamantina é a escrava Chica da Silva, que entre histórias e contos ajuda a manter vivo o imaginário sobre suas aventuras.

Outro espaço muito interessante é o Centro Cultural David Ribeiro, conhecido popularmente como Mercado Velho. Este espaço que já foi local de comercialização de mercadorias trazidas pelos tropeiros, hoje é ponto de encontro na cidade que reúne a tradicional feira de artesanato, comidas e bebidas típicas da região.

A natureza é outro destaque

Diamantina que é a porta de entrada para o Jequitinhonha e tem em suas belezas naturais outros importantes motivos para sua visitação.

Sendo o início das chapadas da região central do Brasil, a cidade é circundada por cachoeiras de até 70m de queda e tem vegetação densa e preservada. Os picos favorecem as escaladas e o rapel, e os vales são propícios às caminhadas. É possível encontrar também grutas e outros espaços naturais super preservados, inclusive com pinturas rupestres centenárias.

Diamantina possui em seu entorno atrativos naturais de rara beleza

Um desses espaços para conhecer é o Parque Estadual do Biribiri que além da vila tem duas cachoeiras belíssimas e ótimas para banho, a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais.

É, deu para entender por que Diamantina é um dos destinos mais importantes de Minas Gerais e que deve fazer parte do seu roteiro de viagem ou de clientes de operadoras e agências de viagem. Um destino que consegue reunir muitos atrativos em uma única região, tanto culturais, históricos e naturais.

Consulte a HT Happy Travel e venha viver essa experiência.

Outros artigos