Do Barro a Arte: a tradição artística de Brumadinho

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você sabia que Brumadinho é uma das mais renomadas regiões produtoras de peças em cerâmicas do país? Que suas peças e utilitários são utilizadas por chefs de cozinha do mundo inteiro ou expostas em famosas galerias de arte? E que esses produtores estão em uma das regiões mais antigas das Minas Gerais?

Sim, essas descobertas são o plano de fundo para o tour de experiência Do Barro a Arte da HT Happy Travel que te leva para conhecer o lado artístico de Brumadinho que está além do Inhotim, a tradição da produção em cerâmica e também em ferro, bem como para conhecer um pouco mais da região.

A arte da produção em cerâmica de Brumadinho é o foco do roteiro de experiência
Foto Saracura Três Potes

Brumadinho: tradição na produção em cerâmica

A tradição e história da cerâmica na região se iniciou na década de 70 com a chegada de Toshiko Ishii em uma comunidade no interior em Brumadinho. Diversos ceramistas de Belo Horizonte vieram atrás de seus conhecimentos e em busca da argila perfeita, sendo as primeiras a construírem seus ateliês na região. Entre elas, Erli Fantini, Inês Antonini e Adel Souki.

Hoje, pelo menos cinco comunidades de Brumadinho na região turística da Encosta da Serra da Moeda abrigam ateliês de artistas consagrados nacional e internacionalmente, pelas diversas características de criação, originalidade e manipulação do barro até se transformarem em argilas e após a queima em fornos especiais se transformarem em peças inusitadas, únicas em esculturas e utilitários.

A cerâmica da região atrai artistas e estudiosos da área, de diversos estados do Brasil do mundo assim como consagrados Chef da Gastronomia Brasileira que utilizam seus artefatos nos seus restaurantes e bistrôs.

As produções são utilizadas por chefs renomados e profissionais do ramo da gastronomia de todo o Brasil

No nosso tour você vai ter um dia de artista e poderá colocar a mão na massa, sob a orientação dos ceramistas vai aprender técnicas de modelagem primitiva, poderá construir sua própria peça, utilitário ou obra de arte e assim levar para casa sua criação ou deixar para a queima no forno para entrega posterior via correio. É a sua arte que entrará para a nossa história. Na sequência vamos conhecer outro ateliê para identificar diferentes perspectivas artísticas.

Produção local constantemente faz parte de exposições em galerias de arte pelo país e também pelo mundo

A arte sob vários aspectos

Além da cerâmica nosso tour percorre outros aspectos da arte de Brumadinho. Vamos conhecer também um artista que atua com ferro, com arte sustentável, “Steampunkers“ onde o descartável é transformado em um novo conceito, ganhando nova vida.

Para finalizar nosso passeio vamos conhecer algo que não está nos livros de história, mas que mapas já revelaram essa riqueza da região. Vamos conhecer Piedade do Paraopeba, a primeira e mais antiga Vila de Minas Gerais. Ali vamos conhecer um pouco de sua história e outras perspectivas artísticas, como elementos da primeira fase do barroco, presente em suas igrejas.

Da tradição japonesa inserida por Toshiko Ishii, do barro característico e especial da região, a busca por novos esmaltes, muita inspiração da natureza e personagens locais, com a presença de artesãos e artistas singulares e inovadores, o tour Do Barro a Arte é um experiência única, milenar, mas ao mesmo tempo contemporânea.

Conheça além do Inhotim, conheça com a HT Happy Travel outras perspectivas artísticas que nossa região coloca a disposição de todos os visitantes.

Outros artigos